Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
Essa IST é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis mais frequentes no mundo, comprometendo diversos indivíduos a cada ano. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa infecção pode afetar qualquer pessoa, e, se não diagnosticada e tratada, pode desencadear danos à saúde. A seguir, trataremos sobre os indicadores da infecção, modos de disseminação, identificação da doença e formas de cura da doença gonocócica.
Entendendo a Gonorreia
A gonorreia é uma infecção bacteriana que atinge principalmente as mucosas do trato reprodutivo, incluindo canal urinário, colo do útero, canal anal e faringe. Mesmo que possa ser curada com antibióticos, a não identificação inicial pode desencadear consequências graves.
Como Identificar a Gonorreia
Os sinais da infecção podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em determinadas situações, a doença pode não apresentar sintomas. Quando presentes, os indicadores típicos incluem:
Manifestações Masculinas:
Corrimento purulento na uretra
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Inflamação na região da uretra
Nas Mulheres:
Secreção anormal na vagina
Dor ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Desconforto na região pélvica
Outras Manifestações:
A gonorreia também pode afetar a garganta, causando dor e inflamação, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.
Como a Gonorreia é Transmitida?
A principal forma de transmissão da gonorreia se dá através de relações sem proteção, incluindo relações vaginais, anais e orais. Além disso, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, levando a infecções neonatais, gerando inflamações severas nos olhos.
Como Identificar a Gonorreia?
A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, incluindo:
Exame de análise urinária: avalia a existência da infecção na urina.
Análise de material infectado: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Exame de PCR: análise detalhada do material genético da bactéria.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
O tratamento envolve o uso de antibióticos, clique aqui geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. No entanto, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.